Deixe seu recado aqui:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Parte 5 - RAZÃO: Centro da Verdade, ou Centro do meu Interesse?

“Então respondeu Elifaz, o temanita, e disse: Porventura dará o sábio, em resposta, ciência de vento ? E encherá seu ventre de vento oriental, argüindo com palavras que de nada servem e com razões que de nada aproveitam” ?. Jô. 15:1-3

Temos muitas vezes, nos deparado com situações que tem motivado a tomarmos certas atitudes que vão muitos além de nossas expectativas comportamentais, por acharmos que estamos agindo dentro da certeza e da verdade por praticar determinada ação. Quando encontramos diante de uma situação em que nos favorece, e nos parece naquele momento aprazível aos nossos interesses, somos levados por um sentimento de submissão, até que o objetivo seja alcançado, e não necessariamente precisamos concordar e aceitar com a decisão alheia, pois o que está em jogo, é a realização daquele propósito; uma vez alcançado, após algum tempo, os sentimentos mudam em relação à outra pessoa, e tudo volta como era anteriormente, pois o centro da verdade e do entendimento está centrado naquilo em que eu acredito, e não naquilo em que posso aprender de “novo”.
Estamos diante de situações que conflitam constantemente com nossa maneira de ser, agir e pensar, e que muitas vezes obstam com tudo aquilo que cremos, entendemos e aprendemos ao longo de uma vida, porém, ainda diante de todas essas situações constrangedoras e problemáticas, temos que entender que estamos diante de um desafio, que visa buscar um discernimento e aprendizado de todo esse contraste encontrado em nossa vida, em nossa caminhada e muitas vezes em nossa convivência.

E o que fazer, para conter esse furacão de contraposições e contradições ?

Em primeiro lugar, temos que ser nós mesmos, não temos que aceitar as situações só quando nos favorece, ainda que não a aceitemos, temos que deixar de ser hipócritas, deixar de sempre acharmos, que estamos com a razão e a verdade, pois lembremos que a “razão e a “verdade”, não são julgadas por nós mesmos, e sim pelos outros, deixe de fazer “auto-juízo”, dando para si mesmo o veredicto da ”absolvição”, pois quem és tu para auto julgar-se ? Reconheça que tens as mesmas debilidades que os outros, e que os erros não estão só nos outros, que também és passivo dos mesmos erros e defeitos, pois fostes formado pela mesma essência..., “nunca penses que fostes atingindo e te magoou, mas que a ferida que estás em você precisa ser sarada”. “Quando a ferida está exposta e inflamada até um pequeno mosquito incomoda e faz doer”.
“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes ? Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá porém graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há um só legislador e um juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem “? (Tg. 4:5-12).

E o que fazer para conter esse grande abismo do entendimento e da sintonia ?
O primeiro passo já foi dado, reconhecer que nós não somos maiores nem melhores que ninguém, nem tampouco juiz. Depois está na dependência total de Deus e está sempre cheio de Sua graça e virtude.
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Ef. 5: 18-21)
Não se deixe levar pela voz do inimigo, ele tem tentando tirar de todas as formas a sua paz, nunca veja as coisas pela sua “própria razão”, pois a verdade pode está mais longe do que você imagina, a mentira e a falsidade podem está camufladas da falsa verdade e falsa razão, não escute a voz do opressor, ele pode inverter o real sentido das coisas, transformando a mentira em verdade, pois a única verdade chama-se Cristo, e quando o temos em nossas vidas, verdadeiramente Ele apazigua todo vento da incerteza, fazendo com que, todas as coisas sejam claras e a enxerguemos com a visão de Deus em nós, e não com os olhos carnais, pois esses nos trazem cegueira espiritual e miopia no discernimento.
O opressor é astuto e sagaz, ele sabe a maneira e o momento correto em agir, as habilidades dele é de ilusionismo focal, responsável pela inversão de valores, mexe com os sentimentos, emoções, faz com que, venhamos a enxergar um panorama que parece lúcido e real, muito embora está camuflado de efeitos especiais/espirituais, ele consegue transformar um simples sorriso do outro, como se fosse uma ironia ou zombaria, ele transforma uma frase, um pensamento, uma idéia, em um afronta, ele consegue manipular as interações das pessoas, sujeitando-as naquilo que lhe apraz, não deixe ser alvo do inimigo, você não é marionete dele, nem tampouco servo dele, então tome uma decisão, reflita bem profundamente nisso, veja ao seu redor, o que ele está fazendo com você, não se deixe levar por ele, pois na medida em que ele foi identificado e desmascarado, não cabe mais, ele fazer parte de sua convivência diária, em pensamentos, idéias, atitudes e “razões’.
“Pense bem nisso!”.

Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jô e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. (Tg. 5:7-10).

Que o conhecimento da verdade que é o Cristo Ressurreto, perfeito, maravilhoso, e só a ele seja a honra e a glória, o louvor e a adoração, venha sobre nossas vidas, e que a nossa razão de ser, de viver, e ver as coisas, seja só para Ele. Para compreendermos melhor sua vontade, pensemos assim: Se a nossa razão, nossa verdade, está de acordo com o centro da vontade de Deus, se estamos sendo testemunhas e imitadores Dele então façamos e prossigamos, porque com certeza estamos no caminho certo, senão, saia do erro, do engano, do disfarce, e fuja, e vá para os pés do Senhor.
Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma “virtude”, e se há algum louvor nisso pensai. (Ef. 4:8).
Quem reconhece o seu erro, e percebe que nós somos pequeninos e dependentes do Senhor, e que não temos nada a oferecer a Ele, senão a nossa fidelidade, nosso amor e nossa vida, as coisas começam a mudar e o quadro crítico se transforma num quadro de GLÓRIA!
Então, respondeu Jô ao Senhor e disse:
Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho ? Por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jô. 42: 1-6).
Que a virtude do Altíssimo te enriqueça a cada dia, e que nosso Deus, te abençoe amigo irmão e leitor, e te cubra de Graça e sabedoria, Amém.

Nenhum comentário:

Faça seu Pedido de Oração Aqui!

Chat Nova Aliança

Postagens populares

VIU? TODO MUNDO VÊ - ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI



























LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade: