LIVRO UM
Preparado pelo Dr. Raúl Ariel Jiménez Cortés
SÍNTESE
A HISTÓRIA DA HUMANIDADE PODE SER RESUMIDA DESTA FORMA
1. Deus, quando criou o homem o fez para ter vida plena, ou seja, uma perfeita qualidade de vida, uma vida eterna. O colocou no lugar ideal e especialmente preparado para ele e seus descendentes, eles poderiam habitar na terra como um rei sobre seu domínio. Lhes deu soberania, domínio e realeza.
2. O domínio e soberania do homem sobre a terra, que inicialmente tinha sido dado por Deus, foi usurpado, ou seja, alguém tirou do homem usando o engano, a fraude e a mentira. Quando o homem escolhe a desobediência, então o controle do planeta passou para Satanás.
3. Deus começa um Plano de Restauração (Salvação), implantando inicialmente uma aliança com um povo, com Israel. No tempo da Antiga Aliança, ou Velho Testamento o objetivo maior do diabo era trazer ignomínia sobre Israel, destruir a nação e desafiar a Deus dizendo que jamais iria conseguir restaurar a soberania do homem. O inimigo de Deus conseguiu seus intentos fazendo com que os líderes religiosos de Israel se desviassem do propósito eterno de Deus.
Mas, algo muito bom estava para acontecer – Era uma Boa Nova. Era uma Nova Aliança.
4. Deus então fez uma Nova Aliança com um grupo de pessoas. A esperança de restauração começou quando o Filho entrou no cenário humano – O mais extraordinário acontecimento foi a Vinda de Jesus a este mundo – Então, Ele falou do Reino de Deus. Foi então que o inferno tremeu, porque uma autoridade maior voltava para restaurar o que se havia perdido.
5. Desde então começou a Restauração do Governo Divino, uma reforma realizada por um poder que era desconhecido do homem, um poder libertador, restaurador, que cura, salva, renova, transforma e dá vida nova, com nova alegria. Esse poder é o Evangelho.
6. O objetivo de Satanás é que toda a humanidade permaneça sem nenhuma esperança de restauração. A “serpente” se enrolou em torno do coração e o transformou num coração miserável, perdido e afundado na lama do pecado e do medo. O diabo cuspe seu veneno sobre os que procuram por algo mais do que uma religião, e os engana, dizendo que não é possível alguém conhecer a verdade. Estamos dizendo ao mundo que o diabo não é mais a poderosa serpente que se enrola no coração humano.
7. A Boa Nova é que hoje é possível a libertação. Existe restauração para homens e mulheres pela poderosa obra do Evangelho. Existe sim a possibilidade de você conhecer a verdade. É possível também você participar da herança dos santos, a herança do Reino, no presente e no futuro.
8. A Igreja com a qual Ele fez uma Aliança é a que desde o momento da cruz até a atualidade sustentou sempre a mensagem da Boa Nova da inauguração de um Reino em oposição ao controle de Satanás sobre o mundo. A Nova Aliança significa liderança restaurada. Você vai compreender que o Evangelho é “preparação” para o futuro Reino da Glória.
9. Jesus entregou as chaves do Reino para Seu povo. Esta é a razão do chamado para assumir um compromisso com o Reino de Deus. Temos a missão de implantar o Reino no terreno inimigo e resgatar os cativos de Satanás, trazer de volta para o homem a sua dignidade e sua verdadeira identidade como filho de Deus.
O Propósito dos Estudos
Estes estudos bíblicos vão tratar especificamente de cada um dos pontos do resumo que acabou de ler, ampliando os conceitos e esclarecendo as dúvidas.