Deixe seu recado aqui:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS FILHOS DO REINO MATEUS 13.38


LIVRO UM

Preparado pelo Dr. Raúl Ariel Jiménez Cortés

SÍNTESE

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE PODE SER RESUMIDA DESTA FORMA

1. Deus, quando criou o homem o fez para ter vida plena, ou seja, uma perfeita qualidade de vida, uma vida eterna. O colocou no lugar ideal e especialmente preparado para ele e seus descendentes, eles poderiam habitar na terra como um rei sobre seu domínio. Lhes deu soberania, domínio e realeza.


2. O domínio e soberania do homem sobre a terra, que inicialmente tinha sido dado por Deus, foi usurpado, ou seja, alguém tirou do homem usando o engano, a fraude e a mentira. Quando o homem escolhe a desobediência, então o controle do planeta passou para Satanás.

3. Deus começa um Plano de Restauração (Salvação), implantando inicialmente uma aliança com um povo, com Israel. No tempo da Antiga Aliança, ou Velho Testamento o objetivo maior do diabo era trazer ignomínia sobre Israel, destruir a nação e desafiar a Deus dizendo que jamais iria conseguir restaurar a soberania do homem. O inimigo de Deus conseguiu seus intentos fazendo com que os líderes religiosos de Israel se desviassem do propósito eterno de Deus.

Mas, algo muito bom estava para acontecer – Era uma Boa Nova. Era uma Nova Aliança.

4. Deus então fez uma Nova Aliança com um grupo de pessoas. A esperança de restauração começou quando o Filho entrou no cenário humano – O mais extraordinário acontecimento foi a Vinda de Jesus a este mundo – Então, Ele falou do Reino de Deus. Foi então que o inferno tremeu, porque uma autoridade maior voltava para restaurar o que se havia perdido.

5. Desde então começou a Restauração do Governo Divino, uma reforma realizada por um poder que era desconhecido do homem, um poder libertador, restaurador, que cura, salva, renova, transforma e dá vida nova, com nova alegria. Esse poder é o Evangelho.

6. O objetivo de Satanás é que toda a humanidade permaneça sem nenhuma esperança de restauração. A “serpente” se enrolou em torno do coração e o transformou num coração miserável, perdido e afundado na lama do pecado e do medo. O diabo cuspe seu veneno sobre os que procuram por algo mais do que uma religião, e os engana, dizendo que não é possível alguém conhecer a verdade. Estamos dizendo ao mundo que o diabo não é mais a poderosa serpente que se enrola no coração humano.

7. A Boa Nova é que hoje é possível a libertação. Existe restauração para homens e mulheres pela poderosa obra do Evangelho. Existe sim a possibilidade de você conhecer a verdade. É possível também você participar da herança dos santos, a herança do Reino, no presente e no futuro.

8. A Igreja com a qual Ele fez uma Aliança é a que desde o momento da cruz até a atualidade sustentou sempre a mensagem da Boa Nova da inauguração de um Reino em oposição ao controle de Satanás sobre o mundo. A Nova Aliança significa liderança restaurada. Você vai compreender que o Evangelho é “preparação” para o futuro Reino da Glória.

9. Jesus entregou as chaves do Reino para Seu povo. Esta é a razão do chamado para assumir um compromisso com o Reino de Deus. Temos a missão de implantar o Reino no terreno inimigo e resgatar os cativos de Satanás, trazer de volta para o homem a sua dignidade e sua verdadeira identidade como filho de Deus.

O Propósito dos Estudos

Estes estudos bíblicos vão tratar especificamente de cada um dos pontos do resumo que acabou de ler, ampliando os conceitos e esclarecendo as dúvidas.


CAPÍTULO 1




O COMEÇO – O PLANO ORIGINAL
Leitura Bíblica: Gênesis 1.26-28

Sabemos que Gênesis é o começo, é o início, é a inauguração do Plano de Deus para a humanidade. Com a Criação começa uma relação de amor entre o Criador e sua criatura, para louvor de Seu nome. Antes de iniciar a Criação com toda certeza Deus tinha um Plano definido, um objetivo e alvo a ser atingido.

Tudo o que Deus criou tinha um propósito, Deus nunca faz nada apenas por fazer, Ele tem um Plano, um projeto divino em cada ação por Ele realizada. Foi assim desde o começo e continua ainda a ser assim. Tudo é planejado e executado com propósitos claros e definidos pela sabedoria divina.

Se nós entendemos desta forma, vamos entender a Criação, e nos vamos ver o surgimento das coisas cada uma com um objetivo definido, vamos também compreender que o homem foi formado por último, depois de todas as coisas para que ele tivesse “domínio” sobre a Criação, o homem foi formado para “sujeitar” a terra (Gênesis 1.26-28).

O que isto significa? Significa que no Plano Original de Deus, antes do pecado, o homem era o soberano sobre todas as coisas criadas. Ele tinha soberania e domínio, e toda a terra se lhe sujeitava. Isto era realeza, da forma como Deus é Rei Eterno nos céus, assim o homem, no Plano Original, antes do pecado, ele era rei sobre a terra. Vamos ler atentamente o Salmo 8: “Que é o homem, que dele te lembres? ... de glória e honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste...” Versos 4 até 6. Percebeu? Esta era a posição original do homem, era uma posição de realeza, foi coroado, tinha glória e honra, e dominava sobre as obras de Deus. Isto era o homem no Éden, antes do pecado. Foi assim que Deus tinha planejado e idealizado.

Vamos chamar a tudo o que Deus idealizou e fez no início de: “Plano Original”. Então, o que é o Plano Original? Era o que Deus tinha em mente para o homem logo na sua Criação, era o que Deus idealizou para a humanidade nesta terra, antes da entrada do pecado.

Deus colocou o homem nesta terra para ter vida plena, feliz e imortal. E muito mais do que isso, Deus tinha planejado que ele fosse soberano sobre tudo, lembre do Salmo oito.

Quem sabe podemos estabelecer esta verdade fundamental com a declaração de Deus escrita pelo profeta Isaías:

Eu fiz a terra e crie nela o homem...” Isaías 45.12.

Se ainda resta alguma dúvida sobre o Plano Original, então vamos lembrar as palavras do salmista:

Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, a deu Ele aos filhos dos homens” Salmo 115.16.

A terra, antes da entrada do pecado era o domínio do homem. Foi isso que Deus projetou no Seu Plano Original. Deus, quando criou o homem o fez para ter vida plena, ou seja, uma perfeita qualidade de vida, por toda a eternidade. O colocou no lugar ideal e especialmente preparado para ele e seus descendentes, eles poderiam habitar na terra como um rei sobre seu domínio. Se não fosse o pecado, estaria tudo ainda da mesma forma como Deus o fez no começo. Tudo isso dependia da obediência do homem ao Plano Original.

Então aconteceu o pecado: O domínio e soberania do homem sobre a terra, que inicialmente tinha sido dado por Deus, foi usurpado, ou seja, alguém tirou do homem usando o engano, a fraude e a mentira. A Bíblia nos explica que a mulher de Adão, isto é, Eva foi enganada: “como a serpente enganou a Eva” – 2ª Coríntios 11.3, enquanto que o homem por livre escolha decide se afastar do Plano Original e escolher seu próprio caminho. Quando o homem escolhe a desobediência, então o controle do planeta passou para Satanás. O homem que era rei sobre a terra, passa a ser agora escravo do pecado, e perde sua coroa de soberania. Vejamos as evidências.





CAPÍTULO 2


O HOMEM PERDE A SOBERANIA E REALEZA SOBRE A TERRA
Leitura Bíblica: Gênesis 3.6-10
Identificando a serpente do Éden.

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás...” Apocalipse 12.9.

Guarde isto na memória, a serpente do Éden tem nome, é chamada de diabo, e também de Satanás, ele é também apresentado como o grande dragão no livro de Apocalipse. E você deve saber que este dragão vai desenvolver um grande movimento de falsa adoração, pois está escrito que João viu uma “besta” que recebe “poder”, o “trono” e “grande autoridade” do dragão (Satanás), para ser adorada. Ou seja, uma besta (símbolo de um poder religioso) sendo adorada porque Satanás lhe deu seu trono. Leia com atenção:

A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade” Apocalipse 13.2.

E toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?” Apocalipse 13.3-4.

Esses são grandes acontecimentos religiosos que hão de acontecer no fim, o cenário religioso mundial aponta para que esse fato tenha seu cumprimento ainda diante de nossos olhos.

Por enquanto vamos aprender o que aconteceu o início. Quando o homem pecou perdeu sua soberania e realeza: Veja as palavras do profeta Jeremias: “Caiu a coroa de nossa cabeça; ai de nos, porque pecamos!” – Lamentações 5.12 – Note com que clareza o profeta Jeremias demonstra que o pecado tirou a realeza do homem. Ele perdeu sua glória, sua honra e a vida eterna. Lembra do Salmo oito? O homem tinha glória e honra, e muito mais, ele tinha sido coroado quando Deus lhe deu o domínio da terra. E agora, após o pecado? Qual é a condição do homem?– “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3.23. Foi perdida a glória do homem, e assim Satanás se tornou “o deus deste mundo”, “o príncipe deste mundo” – 2ª Coríntios 4.4; João 16.11.

Lembre a leitura de Apocalipse capítulo 13 --- A dragão (Satanás) dará o seu trono para a besta, o inimigo de Deus e do homem estará apenas dando o que ele conquistou e roubo do homem, poder, trono e autoridade.

O homem tornou-se escravo do pecado. “... Pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor” – 2ª Pedro 2.19. Esta é a tragédia da humanidade. O Plano Original de Deus foi desfigurado pela desobediência do homem. Será que em algum momento da história tudo voltará a ser como era nas suas origens?

Você deve começar a entender que o Evangelho é trazer de volta o que o homem perdeu, veja apenas um exemplo: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” – Romanos 6.16. A escolha é pessoal, ou você continua servo ou é livre em Cristo, mas ser livre significa ser agora obediente, ou seja, obedecer. Há algo de bom que está sempre relacionado com a obediência.






CAPÍTULO 3

DEUS INICIA A RESTAURAÇÃO DA SOBERANIA E REALEZA
                                                           
Leitura Bíblica: Gênesis 49.10

Chega o momento de Deus intervir nos assuntos humanos e iniciar a Restauração do Reino, então o Senhor chama um homem destemido, motivado e de fé a toda prova. A marca da Restauração do decorrer da história vai comprovar que Deus sempre chama um homem para dar início a um movimento de fé, sempre foi assim. Depois de Noé, Deus chamou um outro homem: Abraão.

Entre as muitas promessas que Deus fez a Abraão, há uma que sempre passou despercebida pelos estudiosos das Escrituras. Vamos conferir esta promessa.

De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.” Gênesis 12.2.

Nesta promessa e profecia Deus promete para Abraão ser pai de uma nação, mas notamos que na promessa está incluída a grandeza dessa nação. Em que consistia essa grandeza? A história comprova que Israel não foi “grande” como os impérios do passado, nem como o Egito, nem como o império babilônico, nunca conquistou grandes territórios como os Medos e Persas, nem estendeu suas fronteiras como a Assíria, Gregos e Romanos. Muitas vezes o povo de Israel sofreu sendo conquistado por estes poderosos impérios, até que finalmente aconteceu a sua dispersão por terras estrangeiras. Então, em que consistia a grandeza de Israel? A resposta está em Êxodo 19.5-6

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa...”.

Deus falou para a nação de Israel, logo após sua saída do Egito, que eles seriam Sua “propriedade peculiar”, em outras palavras, Israel pertencia a Deus, e se eles cumprissem a condição de “diligentemente ouvir” a voz de Deus “e guardar” a aliança, ou seja, o pacto ou acordo entre Deus e a nação, “então”, e note a palavra “então”, porque só então eles seriam de Deus. A grandeza de Israel consistia então em ser propriedade de Deus, e era o Plano Divino que eles fossem um reino de sacerdotes, uma nação santa. Porém, de novo encontramos o fator obediência, pois há algo de bom que está sempre relacionado com a obediência.

Você está agora começando a compreender como Deus foi implantado a restauração do Reino. As diretrizes de Deus eram para restaurar com aqueles que são Seus, um reino de sacerdotes e uma nação santa, separada e especial. Vamos lembrar que Israel era uma nação composta de doze tribos, uma dessas tribos deveria ser da realeza e outra deveria ser a tribo sacerdotal.

A tribo de Judá recebe a realeza: “cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés até que venha Silo” – Gênesis 19.10. Cetro é realeza, cetro é reinado.

A tribo de Levi recebe o sacerdócio: “Mas os sacerdotes levitas...” Ezequiel 44.15. “... também santificarei a Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes” Êxodo 29.44.

Uma nação, e a escolha de duas tribos de entre as doze, uma para assumir a realeza e outra para oficiar como sacerdotes. Todavia, uma verdade fundamental deve ficar finalmente estabelecida: Deus restaurou primeiro o sacerdócio e somente muitos anos depois veio a restauração do Reino, começando com Davi, pois Davi pertencia a tribo de Judá (1ª Samuel 17.12), não podemos contar Saul como primeiro rei, pois ele era da tribo de Benjamim (1ª Samuel 9.1-2). Esta é a razão pela qual a Bíblia nos ensina que Davi era um escolhido de Deus “Fiz aliança com meu escolhido e jurei a Davi, meu servo” Salmo 89.3.

Quando Deus restaurou o Reino em Israel, Deus fez uma aliança com Davi, e fez promessas que devem ser perfeitamente entendidas, se você não compreender a natureza dessas promessas e nem entender o pacto de Deus com Davi, correrá o risco de ser enganado pela “serpente”, pois é o diabo, que não deseja perder seu reinado, ele deseja que toda a doutrina do pacto fique na ignorância e assim poder enganar com mentiras.

Gráfico de resumo:




Nenhum comentário:

Faça seu Pedido de Oração Aqui!

Chat Nova Aliança

Postagens populares

VIU? TODO MUNDO VÊ - ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI



























LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade: