Deixe seu recado aqui:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS FILHOS DO REINO MATEUS 13.38



LIVRO DOIS

Preparado pelo Dr. Raúl Ariel Jiménez Cortés

RESUMO DO LIVRO 01

Já sabemos do propósito que Deus tinha para o Homem, e de como o próprio homem, por livre escolha decidiu se afastar do Caminho e perdeu o Éden, saiu de sua posição original em que fora criado e Satanás lhe tomou sua realeza e domínio. 
Sabemos que com o chamado de Abraão, Deus começa a implantação do Reino em oposição ao domínio do inimigo do homem. Tanto é assim que Jacó profetizou sobre Judá que o cetro (soberania) não se afastaria dessa tribo até a vinda de Siló. Logo a seguir quando Israel é liberto do Egito, Deus relembra para Moisés o Seu propósito com Israel. O alvo e ideal de Deus para o povo, era que ele fosse Seu, e uma nação de reis e sacerdotes. 
Devemos manter isto sempre em mente, pois somente assim vamos compreender mais tarde a razão pela qual João Batista e Jesus iniciaram o ministério pregando que o Reino de Deus estava próximo (Mateus 3.1 e Mateus 4.17). 
Lembre que o propósito que Deus tinha para Israel era um projeto divino para estabelecer uma nação de reis e sacerdotes, pois somente assim se estaria implantando o Reino de Deus em oposição direta com o império das trevas. (Colossenses 1.13). Era o desejo de Deus que o povo entendesse o verdadeiro significado de ser um Reino --- Que a tribo de Judá implantasse a realeza e a tribo de Levi implantasse o sacerdócio. 
Já sabemos que foi Davi o homem escolhido para dar início ao processo de restabelecer o Reino de Deus, e ele foi abençoado ao conquistar inúmeras nações vizinhas para estabelecer as doze tribos na terra prometida.



CAPÍTULO 1

UMA ALIANÇA COM DAVI 
Leitura Bíblica: Jeremias 33.20.21

Vamos agora estudar, com dedicação e implorando a sabedoria que vem do alto, para entender que com Davi se inicia um longo percurso profético até a implantação definitiva do futuro Reino Messiânico, em outras palavras. Deus estabelece com o rei Davi uma aliança perpétua que lhe garante a permanência de sua dinastia até a vinda de Siló (o Messias e Salvador). 
Lembremos mais uma vez a promessa e profecia que foi dada para a tribo de Judá:

O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés. Até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos” – Gênesis 49.10 – Cetro é símbolo da realeza, bastão é símbolo de soberania.

                     
Então Deus por meio dos profetas vai deixar claro o Plano de Restauração do Reino. O que Deus disse para Davi era muito mais do que apenas uma simples promessa, mais do que apenas uma simples aliança, pelo contrário, Deus fez um juramento para Davi.

Assim diz o Senhor: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja nem dia nem noite a seu tempo, poder-se-á também invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os levitas sacerdotes, meus ministros.” Jeremias 33.20-21.

Devemos perceber que nas palavras do profeta Jeremias se confirma a verdade de que Deus estava implantando uma realeza por intermédio de Davi, e um sacerdócio com os levitas, chamados de ministros, pois era um Ministério. 
A promessa de levantar um sucessor ao trono e ao governo de Davi foi o resultado de um firme e incondicional pacto (aliança) feito por Deus com Davi --- Por favor, preste especial atenção na Palavra, É Deus que diz:

Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que meus lábios proferiram. Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?); A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim. Ele será estabelecido para sempre...” Salmo 89.34-37.

Percebeu? Muito mais que uma aliança, a promessa é um juramento de Deus: Ele jurou pela sua santidade! O trono perpétuo de Davi era uma promessa na forma de uma profecia que jamais poderia ser alterada, uma promessa incondicional! Deus disse: “Não violarei a minha aliança” --- Como podem então tantos cristãos ignorar o que Deus prometeu para o rei Davi? Como podem desprezar o juramento divino?


CAPÍTULO 2

O TRONO ETERNO DE DAVI – UM SUCESSOR 
Leitura Bíblica: Jeremias 23.5

Começamos então agora a entender as profecias sobre o Messias prometido a Israel, os profetas vão apontar para a vinda desse sucessor ao trono de Davi, e vão escrever que esse trono seria perpétuo, ou seja, para sempre. “E o seu trono, como o sol perante mim. Ele será estabelecido para sempre” Salmo 89.36-37.

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra” Jeremias 33.14-15 – Compare com Jeremias 23.5.

Vamos agora voltar nossa atenção para as palavras do profeta Daniel:

Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo, esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Daniel 2.44.

Somente entendendo pelo Espírito de Deus, o que o Senhor disse aos profetas, compreendendo em sua plenitude o que Deus prometeu ao rei Davi, nós podemos agora entender o que anjo enviado dos céus disse para Maria no nascimento de Jesus:

Eis que conceberás e darás à luz um filho... Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim” Lucas 1.31-33.

Deus teve a especial preocupação de enviar um anjo do céu para anunciar a Maria que o filho de seu ventre seria o Messias prometido a Davi e aos profetas. Por que então muitos não compreendem esta preciosa verdade?


CAPÍTULO 3

O INIMIGO DE DEUS TEME PERDER SEU DOMÍNIO 
Leitura Bíblica: “O príncipe deste mundo já está julgado” João 16.11

O que o diabo mais teme é perder o que ele conquistou no Éden, ele não pode aceitar que um poder maior que o seu seja implantado na terra. Ele não tolera ouvir falar em Reino, muito menos vai tolerar que os filhos de Deus implantem o Reino sobre a terra, sabe por quê? Porque ele ainda se acha o dono de tudo, acha que é seu território conquistado. 
O diabo tremeu de pavor quando no deserto do Jordão apareceu um homem solitário pregando que o Reino de Deus estava próximo (Mateus 3.1), fez de tudo para impedir a compreensão por parte dos judeus, lutou desesperadamente para que a visão do Reino fosse perdida pelos líderes do povo de Israel. 
Se o leitor não consegue entender que as promessas de Deus para Davi se cumprem em Jesus, será novamente enganado pela poderosa serpente. Então, para ajudar a fixar as verdades bíblicas nós vamos citar as palavras de Pedro no dia do Pentecostes, no dia em que começou a Igreja de Cristo, veja atentamente como os apóstolos compreendiam as profecias sobre o Reino de Deus:

Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um de seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo.” Atos 2.29-31.

Pedro, que tinha estado com Jesus por três anos e meio e aprendido com o Senhor tudo sobre o Reino, agora pelo poder do Espírito Santo de Deus, lembra aos israelitas a promessa feita para Davi, diz que Davi era profeta e sabia que um de seus descendentes ocuparia seu trono para sempre. Pedro conhecia as palavras do Salmo 89.33-37. Pedro como todos os apóstolos e discípulos de Jesus sabiam que Jesus era o Rei prometido. Pedro disse que esse fato, a implantação do Reino da Glória, haveria de acontecer nalgum momento após a ressurreição de Cristo! Pedro sabia das palavras do anjo que foi enviado do céu para falar com Maria. Pedro sabia, os apóstolos sabiam. Nós também temos que saber.


CAPÍTULO 4

O PERFEITO LOUVOR – JESUS FILHO DE DAVI 
Leitura Bíblica: Mateus 21.9 e Mateus 21.14-16

Pedro e os apóstolos ouviram de Jesus quando Ele explica o perfeito louvor:

Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca dos pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?” Mateus 21.16.

Jesus disse estas palavras para os principais sacerdotes e para os escribas quando eles se indignaram pelo louvor das crianças que clamavam: “Hosana ao filho de Davi” – Mateus 21.15. Esta é a verdade. Os pequeninos estavam vendo o que os principais líderes religiosos da época não conseguiam ver. Jesus percebe que os pequenos reconhecem nele o cumprimento das promessas feitas a Davi, e reconhecem que Ele é o prometido filho de Davi, então Ele chama isso de perfeito louvor. 
O perfeito louvor é saber que Jesus é o cumprimento das promessas sobre o Reino. O perfeito louvor é compreender e declarar ao mundo que o anjo diz a verdade quando promete para Maria que o filho que haveria de nascer se assentaria no trono de Davi. 
Assim como na época os líderes estavam cegos, assim também hoje muitos não conseguem entender. Temos que começar a entender a natureza do Reino, saber em que consiste esse Reino, pelas Escrituras, nós aprendemos como será implantado e saber quando há ser implantado. 
Nós temos que saber que após a ressurreição de Jesus, o Reino começou no seu estágio de Graça (Hebreus 4.16) e que somente na Segunda Vinda de Cristo o Reino será implantado no seu estágio final de Glória (Mateus 25.31). Vamos aprender pelas Escrituras onde e quando Jesus se assentará no “trono de Davi, seu pai” de acordo com as palavras do anjo Gabriel. 
Deus tem um Plano, da mesma forma como Ele tinha um Plano Original, assim agora ele tem um Plano de Restauração: Esse plano se chama na Bíblia: “Reino de Deus”. Ele aparece desde o início até o fim. O Plano é um Reino em oposição ao principado de Satanás. 
Jesus é o rei, todos nós sabemos disso, sabemos também que nos somos súbditos desse Reino. O que vamos estudar a seguir e como devemos agora participar desse Reino, e como será a natureza do Reino quando Jesus se assentar no trono de Sua glória, conforme acontecerá somente na Sua Segunda Vinda.  (Mateus 25.31)

Nenhum comentário:

Faça seu Pedido de Oração Aqui!

Chat Nova Aliança

Postagens populares

VIU? TODO MUNDO VÊ - ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI



























LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade: