Inferno - existe mesmo? O que vem a ser? Recompensa onde e quando?
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Inferno ou Lago de Fogo?
Céu ou inferno? Esta é a pergunta colocada pela
maioria das religiões aos homens, quando pretendem uma decisão no campo
espiritual.
A Congregação Israelita da Nova Aliança sabe que
há um grande equívoco nesta questão que, inclusive, envolve a doutrina pagã
da imortalidade da alma e que também busca aniquilar o ensino da
ressurreição.
A palavra inferno, que aparece nas versões da
Bíblia, infelizmente, não é um termo adequado e acaba por misturar as coisas:
ora inferno significa sepultura, ora quer dizer fogo eterno.
Vamos nos ater, neste estudo, aos termos Seol e Hades,
que aparecem nos originais hebraico e grego, das Sagradas Escrituras e dos
Escritos da Brit Chadasha, respectivamente, para podermos chegar a uma
compreensão melhor.
Tendo conhecimento disto, poderemos, ao ler
certos textos, entender e dar uma definição exata do seu significado.
1. Qual é o estado e para onde vai o homem após a
morte?
a) Fica dormindo, inconsciente: "Porque
os vivos sabem que hão de morrer,mas os mortos não sabem coisa nenhuma,
nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou
entregue ao esquecimento...Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o
conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não
há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma." (Ec
9:5, 10)
b) Para a sepultura, Hades ou Seol: "Sai-lhes
o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia,
perecem os seus pensamentos." (Sl 146:4).
"Não vos maravilheis disso, porque vem a
hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua
voz." (Jo
5:28)
"Muita confusão e compreensão errônea foram
causadas pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido
persistentemente o termo hebraico Seol e os termos gregos Hades e Geena pela
palavra inferno..." (The Encyclopedia Americana - 1942- Vol. XIV, pg. 81).
3. Como fica a palavra "inferno" nos
Ketuvim Netsarim (NT) e quais seus reais significados?
Nas passagens abaixo, a palavra aparece doze
vezes e foi transliterada como "Geena": Mt 5:22, 29, 30; 10:28;
18:9; 23:15, 33; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5 e Tg 3:6.
Geena: deriva do hebraico gê (ben)(benê)
hinnõm, o vale dos filhos de Hinnom, próximo de Jerusalém (Js 15:8;
18:16) onde crianças eram sacrificadas pelo fogo, atendendo a rituais pagãos
(2Rs 23:10; 2Cr 28:3; 33:6; Jr 7:31; 32:35). (New Bible Dictionary, pg. 463)
O lugar era usado para a incineração do lixo de
Jerusalém e onde também se lançavam os corpos de animais mortos.
Lá também eram lançados os criminosos, o que dá a
idéia de um lugar de punição pelos pecados (Dt 32:22).
Hades: Já esta palavra grega significa sepultura e
corresponde a Seol, do Tanach (AT) e aparece onze vezes nos Ketuvim Netsarim
(NT): Mt 11:23; 16:18; Lc 10:15; 16:23; At 2:27, 31; 1Co 15:55; Ap 1:18; 6:8;
20:13, 14.
Tártaro: Do grego, aparece em 2Pe 2:4, que
representa um abismo mito-lógico para a confinação dos deuses rebeldes.
(Expository Dictionary of Bible Words, pg. 337).
Portanto, Geena está associada
com fogo e castigo, mas Hades, refere-se a sepultura, ou o lugar
dos mortos.
4. Que dizer do lago de fogo e do fogo eterno?
Por que "eterno"?
Todos os que ressuscitarem na segunda
ressurreição serão julgados perante o trono branco e serão lançados no lago
de fogo, para o castigo da segunda morte. Lá estarão também o diabo e seus
anjos.
Neste lago de fogo, finalmente, serão destruídos
a morte e o inferno, ou Hades/Seol: "E a morte e o inferno foram
lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Ap. 20:14)
Fogo eterno: Na verdade, o fogo é eterno e inextingüivel
no sentido de que, enquanto nele houver o que tenha de ser queimado, este não
se apaga. Prova disto é o fogo que destruiu Sodoma e Gomorra. Acabou com
tudo, mas não mais existe:"Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades
circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra
carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." (Jd
7)
Aquelas cidades foram destruídas para sempre,
para jamais serem reconstruídas, todavia, o fogo cessou há milhares de anos.
Bicho não morre: Isto que dizer o mesmo,
ou seja, que enquanto existir substância a ser consumida, o bicho vai
consumí-la totalmente (Mc 9:44, 46, 48; Is 66:24). Não quer dizer que o ímpio
vai ficar vivo para sempre.
Atormentado para sempre: O diabo será atormentado
para sempre, no lago de fogo (Ap 20:10), significa que não mais escapará, ou
seja, sofrerá a morte eterna.
5. E no Tanach (AT)? como fica a palavra inferno?
De onde vem?
A palavra inferno, no AT, deriva-se de
"seol" ou "sheol" termo hebraico que significa sepultura,
lugar de habitação dos mortos, ou o mesmo que "hades", do NT.
"Seol" aparece 65 vezes no AT, mas nem
sempre traduzida como "inferno".
O Fim dos Ímpios
Desde o princípio do mundo, Deus tem prometido um
Salvador para a humanidade.
O único meio de alcançarmos a remissão de nossos
pecados e escaparmos da segunda morte, no lago de fogo e enxofre, é
recebermos ao Mashiach como nosso substituto, mediante uma sincera conversão
e mudança de vida.
O ímpio não quer isso. Prefere viver somente o
que a vida presente lhe oferece e não pensa em uma vida eterna ao lado do
Senhor.
Alguns, influenciados pelo paganismo, se crêem
imortais e acham que, de alguma outra maneira, poderão sobreviver após a
morte.
Na verdade, Yeshua (Jesus) só dá a vida eterna
aos que o aceitam. Não existe alma imortal, tampouco o homem é um ser dual,
que sobrevive fora do corpo. O ímpio, após a segunda ressurreição,
desaparecerá!
1. A passagem de Lc 16:19-31, (Rico e Lázaro) é
citada para mostrar o lugar onde os mortos aguardam recompensa? É isto
correto?
Não. Na verdade se trata de uma parábola e não de
um fato real.
Parábola: "Narração alegórica na qual o
conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de
ordem superior." (Dic. Aurélio).
"a) História-parábola, sem qualquer nexo
histórico." (Bíblia de Jerusalém, pg. 1961, referindo-se ao texto acima)
Se a passagem não fosse parábola e se tratasse de
algo real, entraria em inúmeras contradições: mortos são como os vivos: se
comunicam entre si; sentem dor, portanto, tem sistema nervoso e cérebro
funcionando; têm língua, olhos, dedos, etc.
Na verdade, a parábola se refere aos judeus (o
rico), portador de tudo (Rm 3:1; 9:4,5) e aos gentios (o pobre Lázaro) sem
nada (Ef 2:11,12).
2. Segundo as Escrituras, qual será o futuro de
justos e ímpios?
Os ímpios serão removidos da Terra, mas os justos
aqui permanecerão:
"Porque os retos habitarão a terra,
e os sinceros permanecerão nela. Mas os ímpios serão
arrancados da terra, e os aleivosos serão dela extermina-dos."(Pv 2:21, 22)
Os ímpios serão queimados e se desfarão em
fumaça: "Mas os ímpiosperecerão, e os inimigos do SENHOR
serão como a gordura dos cordeiros;desaparecerão e em fumaça se desfa-rão." (Sl
37:20)
"Por isso, a maldição consome a terra, e os
que habitam nela serão desolados; por isso, serão queimados os
moradores da terra, e poucos homens restarão." (Is 24:6)
O texto acima nos revela que, no Armagedom, a
guerra que ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Jesus, a quase totalidade
dos ímpios morrerá, mas um restante sobreviverá, para dar origem às nações
que povoarão a terra, no milênio, os dias do Messias.
"E acontecerá que todos os que
restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de
ano em ano para adorarem o Rei..." (Zc 14:16)
Nesta ocasião, os justos ressuscitarão ou serão
transformados; recepcionarão o Senhor nas nuvens e descerão com Ele em
Jerusalém, para Sua entronização. (1Co 15:52; 1Ts 4:16, 17; Zc 14:4, 9)
3. Que acontecerá no fim do reino milenar,
instaurado aqui na Terra?
a) satanás é solto por um pouco de tempo e sai a
enganar as nações que aqui habitaram, durante o reino milenar. (Ap 20:3, 7,
8)
b) Os seduzidos por ele serão destruídos pelo
fogo, ao cercar a cidade de Jerusalém terrena, sede do reino milenar do
Messias Jesus. (Ap 20:9)
c) Ocorre a segunda ressurreição: os ímpios são
ressuscitados, julgados e lançados no lago de fogo, para serem atormentados e
extintos pela segunda morte. O diabo e seus anjos, igualmente alí estarão,
para serem destruídos. (Ap 20:10-15)
d) Finalmente, a própria morte, que antes punia
aos pecadores, e a sepultura ou hades e seol, serão aniquilados no lago de
fogo e enxofre, pois não se justifica mais sua existência. (Ap 20:14, 15)
4. Nesta circunstância, como estará a Terra a
partir daí?
Com todo o mal extinto, o objetivo de restauração
do reinado messiânico estará concluído e teremos, finalmente, o novo Céu e a
nova Terra (At 3:21; 1 Co 15:24-28; Ap 21:1).
5. Aqueles que foram lançados no lago de fogo,
ficarão sofrendo para sempre?
Não. Os ímpios não podem viver para sempre,
porque são mortais. O primeiro falso pregador que falou na imortalidade do
ímpio, foi satanás, no Éden (Gn 3:4).
O tempo de destruição pode até variar, mas os
ímpios serão extintos, juntamente com as hostes malignas.
A vida eterna só é concedida por Deus aos que
recebem Seu Filho, como Salvador. A busca dos homens e as promessas de Yeshua
não teriam sentido algum, se os homens entendessem que são, naturalmente,
imortais. Yeshua teria de esclarecer que oferecia uma vida eterna melhor, com
Ele.
"...E vós sabeis que nenhum homicida tem
permanente nele a vida eterna."(1Jo 3:15)
"E o testemunho é este: que Deus nos
deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1Jo 5:11)
Tempo de Recompensa
Um dos principais objetivos de nossa fé é a nossa
ressurreição no fim dos tempos.
Que vem a ser ressurreição? Michaelis define:
"Ato de ressurgir ou reaparecer vivo depois de ter morrido; restituição
do morto à vida."
Se não há ressurreição, certamente estamos
perdidos:"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda
permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão
perdidos." (1Co 15:17, 18)
Ora, se o homem, logo após a morte, continua vivo
noutra dimensão e já vai para junto de Deus ou para um lugar de tormentos,
perguntamos: Para que ressurreição? Por que Paulo enfatiza tanto a
ressurreição, se os mortos não precisam dela?
Considerando o que somos e como estaremos após a
morte, à luz das Escrituras, então o tema para nós é importante. E dá para
saber também porque ansiamos pela vinda do Senhor!
1. Que diz as Escrituras sobre o estado do homem
após a morte?
Que todos, salvos ou não, estão inconscientes,
dormem no pó da terra e só reviverão mediante a ressurreição:
"Porque os vivos sabem que hão de morrer,
mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm
jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento..." (Ec. 9:5) "...porquanto és
pó e em pó te tornarás." (Gn 3:19) "Pois ele
conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." (Sl
103:14)
"Todos vão para um lugar; todos são
pó e todos ao pó tornarão." (Ec 3:20)
"Não vos maravilheis disso, porque vem a
hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua
voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e
os que fizeram o mal, para a ressurreição da conde-nação" (João 5:28, 29)
2. A crença de que o homem recebe a recompensa
logo após a morte, dá origem a que outras heresias?
A idolatria e o espiritismo. O entender que os
santos quando morrem vão para o céu, deu margem para a veneração dos mortos,
como é o caso do catolicismo romano, que por sua vez herdou tal heresia dos
antigos pagãos. O surpreendente é que a influência desta doutrina pagã ganhou
amplo espaço nas religiões oriundas da reforma protestante, assim como no
espiritismo. "Quando vos disserem: Consultai os que têm
espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes;
—não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os
mortos?" (Is 8:19).
3. Quando, segundo as Escrituras, ocorrerá a
recompensa dos mortos?
Na galeria dos heróis da fé, onde aparecem
grandes nomes, está claro que eles não receberam ainda as promessas,
esperando por nós, ou seja, para as receberem conosco: "Todos
estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas,
mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as,
confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra...39E todos estes,
tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, 40provendo Deus
alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não
fossem aperfeiçoados." (Hb 11:13, 39, 40)
Paulo fala que os que são do Mashiach serão
galardoados na Sua vinda: "Mascada um por sua ordem:
Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda." (1Co
15:23)
Isto fecha com Apocalipse:"...e o
tempo de dares o galardão aos profe-tas, teus servos, e aos santos,
e aos que temem o teu nome..." (Ap 11:18)
"E eis que cedo venho, e o meu
galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra." (Ap 22:12)
"E serás bem-aventurado; porque eles não têm
com que to recompensar; masrecompensado serás na ressur-reição dos justos." (Lucas 14:14)
4. Por que a Bíblia diz que Jesus é o primeiro da
ressurreição?
Embora tenha havido outras ressurreições, todos
morreram de novo. O único que ressurgiu para a vida eterna, foi Yeshua. Nós e
todos os santos receberemos o galardão desta ressurreição, na Sua vinda."Isto
é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos
mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios." (At
26:23)
"Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e
foi feito as primícias dos que dormem. 21Porque, assim como a
morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
22Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo. 23Mascada um por sua ordem: Cristo, as
primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda." (1Co 15:20-23)
5. É possível que Enoque, Elias e outros santos,
estejam vivos e já reinando com Yeshua?
Não. Já vimos que eles morreram na fé, mas não
alcançaram a promessa. De Enoque, temos que morreu (Hb 11:13) e Elias, tendo
concluído seu ministério, foi apenas transportado por um rede-moinho, de um
lugar para outro, mas aqui mesmo na terra. Prova disto é que, cerca de dez
anos depois do arrebatamento, enviou uma carta repreendendo ao rei Jeorão, de
Judá (2Cr 21:12).
Transfiguração de Jesus: Foi apenas uma visão,
referente a vinda do Mashiach em Seu Reino, dada a três discípulos, conforme
prometido alguns dias antes. Confira (Mt 17:9).
FONTE:
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segunda-feira, 15 de julho de 2013
INFERNO OU LAGO DE FOGO?
INFERNO DE FOGO E TORMENTO ETERNO
Estudo 205
Leia: Ezequiel 18: 23, 32
Base Bíblica: Apocalipse 20: 9,10,14
Objetivo da lição: O estudante saberá
que não existe um inferno de fogo, de tormento eterno, para onde vão e irão os
maus, mas sim que os iníquos serão destruídos num lago de fogo e enxofre...
1) A “igreja mãe” e a
grande maioria de suas filhas crê em um inferno de fogo, de tormento eterno,
para onde vão as almas daqueles que foram maus, e que lá eternamente serão
atormentados pelo diabo... Mas será que essa é uma doutrina e ensino bíblico?
Para isso vamos examinar as Escrituras e ver o que realmente ela nos diz a esse
respeito.
Pergunta: a) Que doutrina pregam a igreja mãe e as suas filhas?
Pergunta: a) Que doutrina pregam a igreja mãe e as suas filhas?
2) A palavra inferno vem
do latim “inferii” e significa lugar inferior. A idéia de inferno como um lugar
de fogo para onde vão almas incorpóreas condenadas não se encontra nas
Escrituras, apesar de aplicações que se fazem de textos simbólicos e
parábolas.Também a palavra inferno não faz parte do texto original da Bíblia
como acontece com algumas outras palavras que estão na Palavra de Deus. A
palavra inferno foi colocada nas traduções em português para substituir cinco
outras palavras com significado completamente diferente do conceito religioso
popular de inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria
previamente e que o influenciou a colocar a palavra inferno nas traduções que
fez. Algumas Bíblias antigas trazem inferno em 1Coríntios 15: 55 mas algumas
modernas como a Almeida Atualizada trás "morte", que é o correto. O
mesmo ocorre em Apocalipse 20: 13 onde se lia "a morte e o inferno",
encontra-se agora, "a morte e o além", mas a palavra lá é hades
(grego) e significa "sepultura".
Perguntas: a) De que palavra do latim vem a palavra inferno? E o que significa? b) Apesar das aplicações que fazem, a idéia de um inferno de tormento é encontrada na Bíblia? c) A palavra inferno faz parte do texto original da Bíblia? d) Por que foi colocada a palavra inferno nas traduções da Bíblia em português? e) Qual a palavra que continha no original de 1Coríntios 15: 55 ao invés de inferno? f) E em apocalipse 20: 13? g) O que significa a palavra hades?
Perguntas: a) De que palavra do latim vem a palavra inferno? E o que significa? b) Apesar das aplicações que fazem, a idéia de um inferno de tormento é encontrada na Bíblia? c) A palavra inferno faz parte do texto original da Bíblia? d) Por que foi colocada a palavra inferno nas traduções da Bíblia em português? e) Qual a palavra que continha no original de 1Coríntios 15: 55 ao invés de inferno? f) E em apocalipse 20: 13? g) O que significa a palavra hades?
3) A doutrina do inferno
é de origem grega e romana e as pessoas são induzidas a crer nela pela formação
religiosa anterior que receberam além das falhas das traduções que geralmente
usam e fortalecem um pensamento antibíblico.
Perguntas: a) Qual a origem da doutrina do inferno? b) Por que as pessoas são induzidas a crer nessa falsa doutrina?
Perguntas: a) Qual a origem da doutrina do inferno? b) Por que as pessoas são induzidas a crer nessa falsa doutrina?
As cinco palavras que foram erroneamente
traduzidas por "inferno" são:
4) GEENA (hebraico) que é uma
forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família
proprietária da área), ou seja, vale dos filhos de Hinom. Essa palavra se
encontra nos evangelhos como em Mateus 5: 22, 29 e nada tem a ver com um
inferno de fogo eterno. Era um vale onde, no passado, se fazia sacrifícios
humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias
profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali
ficariam expostos (Jeremias 7: 31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a
ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo
para consumir os restos ali deixados, e utilizavam enxofre para manter o fogo aceso.
Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os
desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que
havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas
num fogo eterno.
Pergunta: a) O que significa a palavra hebraica geena? b) Essa palavra tem algo a ver com um inferno de fogo eterno? c) O que foi esse lugar no passado? d) Como era utilizado esse lugar no tempo de Jesus? e) O que Jesus usou como símbolo esse lugar?
Pergunta: a) O que significa a palavra hebraica geena? b) Essa palavra tem algo a ver com um inferno de fogo eterno? c) O que foi esse lugar no passado? d) Como era utilizado esse lugar no tempo de Jesus? e) O que Jesus usou como símbolo esse lugar?
5) HADES (grego) usada no NT
juntamente com Sheol (hebraico) usada no AT significam "sepultura, lugar
dos mortos, morada dos mortos". Entre outros textos esta palavra (hades)
encontra-se em Apocalipse 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o
lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo, o inferno = sepultura, é lançado no
lago de fogo onde é destruído (Apocalipse 20: 14) pois a sepultura é o símbolo
da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa
sepultura, sendo equivocadamente traduzida por "inferno". Em Jó 17:16
declara-se que os mortos ficam no pó e em Isaías 14: 9-11 se declara que o
inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver
com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apocalipse 20: 10 se diz que o próprio
Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma pouco antes do Juízo
Final, quando Deus derrama fogo do céu (após o milênio, Apocalipse 20: 9). No
verso 14 diz que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final
lago de fogo. Ao final explicaremos sobre o fogo ser "eterno".
Perguntas: a) O que significa a palavra grega “hades” que tem o mesmo significado da palavra hebraica Sheol utilizada no AT? b) Por que encontramos a palavra “hades” em vários textos e inclusive em Apocalipse 20: 13? c) Qual outra palavra, também é erroneamente traduzida por inferno? d) O que é dito sobre o diabo em Apocalipse 20: 10? E sobre o próprio inferno? e) O que iremos explicar no final?
6) TANATO (grego). Esta palavra
ocorre em vários lugares, mas é traduzida em 1Coríntios 15: 55 como inferno. Na
realidade a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno
tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz "onde
está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato = morte) o teu
aguilhão?" O verso 54, anterior, diz que a morte (inferno) perde a vitória
e o aguilhão porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com
um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.
Pergunta: a) O que significa a palavra grega Tanato que também é traduzida em alguns versos erroneamente como inferno?
Pergunta: a) O que significa a palavra grega Tanato que também é traduzida em alguns versos erroneamente como inferno?
7) A quinta e última
palavra é TÀRTAROS (lugar de trevas).
Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em 2Pedro 2: 4. O próprio texto
declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a
verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde
moravam e sem ela neles uma vez que pecaram. Conforme diz o texto esse "inferno"
também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em
harmonia com Apocalipse 20: 9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando,
somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do
Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo (a
segunda morte). Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno
tradicional pregado pela cristandade...
Perguntas: a) O que significa a palavra Tártaros? b) Em que único verso essa palavra aparece? b) O que diz o próprio texto de 2Pedro 2: 4? c) Demonstra isso que o Tártaro é um inferno de fogo eterno? d) Que prova nos demonstra Apocalipse 20: 9, 10, 14 de que não existe um inferno de tormento eterno? e) A palavra Tártaro tem algo a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade?
Perguntas: a) O que significa a palavra Tártaros? b) Em que único verso essa palavra aparece? b) O que diz o próprio texto de 2Pedro 2: 4? c) Demonstra isso que o Tártaro é um inferno de fogo eterno? d) Que prova nos demonstra Apocalipse 20: 9, 10, 14 de que não existe um inferno de tormento eterno? e) A palavra Tártaro tem algo a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade?
8) Surge então a
pergunta: e o fogo eterno que diz Apocalipse 20 se formará depois do milênio
com o fogo e enxofre que desce do céu? Sim. E logo após ocorrerá a segunda
ressurreição, a dos mortos para a morte. A expressão eterno é "aion"
(grego) que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando
que é eterno sem fim ou que é eterno "enquanto dura" como disse certo
poeta. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim
ou eterno até que acabe. Em Apocalipse. 20:10 diz que serão atormentados pelos
séculos dos séculos ("aion ton aion" em grego= para sempre,
eternamente conforme algumas traduções). Mas esse "pelos séculos dos
séculos é previamente explicado no verso anterior, o v. 9 que diz que o fogo
que desceu "do céu os CONSUMIU", logo, serão atormentados eternamente
até que toda a substância seja consumida, e seu resultado, a destruição, será
eterna, pois o fumo, ou fumaça que disso resultar estará no espaço "para
sempre", isto é, até que tudo que pode ser queimado, acabe. O afastamento
eterno da luz e de Deus.
Perguntas: a) Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10?
Perguntas: a) Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10?
9) Mas, além do
significado gramatical de "eterno" e da explicação de Apocalipse 20:
9, há muitas passagens declarando que o fogo que destrói os maus no juízo final
é eterno até que consuma tudo e somente deixe as cinzas. Por exemplo, Judas 6,
7 diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (igual diz
Pedro como já vimos) em "algemas ETERNAS" (aion) . Ora, as algemas
eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença
for decretada., assim, a algema é eterna somente até que se cumpra o objetivo e
sejam consumidos.
Perguntas: a) O que outras passagens, além de Apocalipse 20: 9, declaram sobre o fogo eterno? b) O que Judas e Pedro dizem que comprova que o eterno somente é eterno até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos?
10) O verso 7 diz que o
"exemplo do fogo eterno" é o da punição que caiu sobre Sodoma e
Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão
queimando até hoje? A Bíblia diz que não, veja Gênesis 19: 24-29. O apóstolo
Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em "cinzas" (2Pedro 2:
6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente. Portanto,
o fogo é eterno até consumir tudo o que é ímpio nesse planeta e Deus criar aqui
um Novo céu e uma Nova Terra (a regeneração de tudo). Apocalipse 21:1, 5 diz
que Deus, então, fará novas todas as coisas.
Pergunta: a) O que acontecerá com os ímpios e com as
suas obras ímpias neste planeta?
11) Deus é amor, como
deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, se queimando em
dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira. Ele não prometeu isso,
mas disse que o homem que pecasse, morreria. Se comesse da árvore da Ciência do
Bem e do Mal morreria. Ou seja, seria destruído para sempre. Para finalizar a
Bíblia diz que TODOS os ímpios se tornarão cinzas no dia do Senhor. (Malaquias
4:1-3) o que concorda plenamente com o dizer de Apocalipse 20: 9; 2Pedro 2: 6
entre outras passagens. E o próprio Satanás será consumido, o que concorda com
Apocalipse 20: 9. Veja Ezequiel 28: 14-19.
Perguntas: a) O que não faria, Deus, por Ele ser amor? b) O que prometeu Deus? c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor?
Perguntas: a) O que não faria, Deus, por Ele ser amor? b) O que prometeu Deus? c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor?
12) Mas, e a parábola do
rico e Lázaro? (Lucas 16: 19-31). O nome do relato já diz é uma
"parábola" onde não se vai para o céu, mas para o simbólico
"seio Abraão", também não se trata de "almas" no fogo mas
de corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a
sede, fisiologia de corpo vivo que está sendo queimado, como ocorrerá no Juízo
Final. Também deixa clara, a parábola que o mendigo morto e salvo foi levado
"pelos anjos", o que somente ocorrerá no futuro, na volta de Jesus
(Veja 1Tessalonicenses 4:13-17 entre outras passagens). E quanto a recompensa
dos salvos (como no caso do mendigo da parábola) ou dos Perdidos (representado
pelo rico da parábola) a mesma parábola declara que ambas as situações somente
ocorrerão quando a chegar a ressurreição (primeira ou segunda), que é a única
forma (como vimos na passagem anterior) de se voltar de entre os mortos seja
para a vida, seja para a morte eterna. (verso 32 e João 5: 28, 29).
Perguntas: a) O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida?
Perguntas: a) O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida?
13) Finalmente, o apóstolo
Paulo ensina que mesmo os que morreram em Cristo não estão salvos a não ser
quando ocorrer a primeira ressurreição no retorno à terra de nosso Mestre para
o inicio de seu reino milenar (Apocalipse 20: 4, 5). Eles não vão para o céu ou
um lugar de tormento ao morrerem. A ressurreição dos salvos somente ocorrerá na
volta de Jesus para reinar durante o milênio, quando a terra será restaurada e
então ocorrerá a segunda ressurreição (Apocalipse 20: 5), aquela para a morte.
A Bíblia ensina que se não houver ressurreição "naquele dia", todos
os que morreram em Cristo, mesmo eles, estarão perdidos. Leia 1Coríntios
15:16-18.
Perguntas: a) O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo?
Perguntas: a) O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo?
14) Em Ezequiel 18: 23, 32
Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu
tormento eterno. Perder a salvação, sofrer "conforme as suas obras" e
receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a
alguém. Sadismo é se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não se deleita
nem mesmo no ato da morte quanto mais na contemplação eterna de alguém em
infinitas agonias. Graças a Deus que sua Palavra nos informa: "não tenho
prazer na morte do que morre" mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena
máxima.
Perguntas: a) O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima?
Perguntas: a) O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima?
FONTE:
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