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segunda-feira, 15 de julho de 2013

INFERNO DE FOGO E TORMENTO ETERNO

Estudo 205
Leia: Ezequiel 18: 23, 32

Base Bíblica
: Apocalipse 20: 9,10,14
Objetivo da lição: O estudante saberá que não existe um inferno de fogo, de tormento eterno, para onde vão e irão os maus, mas sim que os iníquos serão destruídos num lago de fogo e enxofre...
1) A “igreja mãe” e a grande maioria de suas filhas crê em um inferno de fogo, de tormento eterno, para onde vão as almas daqueles que foram maus, e que lá eternamente serão atormentados pelo diabo... Mas será que essa é uma doutrina e ensino bíblico? Para isso vamos examinar as Escrituras e ver o que realmente ela nos diz a esse respeito.
Pergunta
:
 a) Que doutrina pregam a igreja mãe e as suas filhas?
2) A palavra inferno vem do latim “inferii” e significa lugar inferior. A idéia de inferno como um lugar de fogo para onde vão almas incorpóreas condenadas não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que se fazem de textos simbólicos e parábolas.Também a palavra inferno não faz parte do texto original da Bíblia como acontece com algumas outras palavras que estão na Palavra de Deus. A palavra inferno foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras com significado completamente diferente do conceito religioso popular de inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente e que o influenciou a colocar a palavra inferno nas traduções que fez. Algumas Bíblias antigas trazem inferno em 1Coríntios 15: 55 mas algumas modernas como a Almeida Atualizada trás "morte", que é o correto. O mesmo ocorre em Apocalipse 20: 13 onde se lia "a morte e o inferno", encontra-se agora, "a morte e o além", mas a palavra lá é hades (grego) e significa "sepultura".
Perguntas
:
 a) De que palavra do latim vem a palavra inferno? E o que significa? b) Apesar das aplicações que fazem, a idéia de um inferno de tormento é encontrada na Bíblia? c) A palavra inferno faz parte do texto original da Bíblia? d) Por que foi colocada a palavra inferno nas traduções da Bíblia em português? e) Qual a palavra que continha no original de 1Coríntios 15: 55 ao invés de inferno? f) E em apocalipse 20: 13? g) O que significa a palavra hades?
3) A doutrina do inferno é de origem grega e romana e as pessoas são induzidas a crer nela pela formação religiosa anterior que receberam além das falhas das traduções que geralmente usam e fortalecem um pensamento antibíblico. 
Perguntas
:
 a) Qual a origem da doutrina do inferno? b) Por que as pessoas são induzidas a crer nessa falsa doutrina?
As cinco palavras que foram erroneamente traduzidas por "inferno" são:
4) GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária da área), ou seja, vale dos filhos de Hinom. Essa palavra se encontra nos evangelhos como em Mateus 5: 22, 29 e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde, no passado, se fazia sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali ficariam expostos (Jeremias 7: 31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados, e utilizavam enxofre para manter o fogo aceso. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas num fogo eterno.
Pergunta
:
 a) O que significa a palavra hebraica geena? b) Essa palavra tem algo a ver com um inferno de fogo eterno? c) O que foi esse lugar no passado? d) Como era utilizado esse lugar no tempo de Jesus? e) O que Jesus usou como símbolo esse lugar?
5) HADES (grego) usada no NT juntamente com Sheol (hebraico) usada no AT significam "sepultura, lugar dos mortos, morada dos mortos". Entre outros textos esta palavra (hades) encontra-se em Apocalipse 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo, o inferno = sepultura, é lançado no lago de fogo onde é destruído (Apocalipse 20: 14) pois a sepultura é o símbolo da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa sepultura, sendo equivocadamente traduzida por "inferno". Em Jó 17:16 declara-se que os mortos ficam no pó e em Isaías 14: 9-11 se declara que o inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apocalipse 20: 10 se diz que o próprio Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma pouco antes do Juízo Final, quando Deus derrama fogo do céu (após o milênio, Apocalipse 20: 9). No verso 14 diz que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final lago de fogo. Ao final explicaremos sobre o fogo ser "eterno".

Perguntas:
 a) O que significa a palavra grega “hades” que tem o mesmo significado da palavra hebraica Sheol utilizada no AT? b) Por que encontramos a palavra “hades” em vários textos e inclusive em Apocalipse 20: 13? c) Qual outra palavra, também é erroneamente traduzida por inferno? d) O que é dito sobre o diabo em Apocalipse 20: 10? E sobre o próprio inferno? e) O que iremos explicar no final?


6) TANATO (grego). Esta palavra ocorre em vários lugares, mas é traduzida em 1Coríntios 15: 55 como inferno. Na realidade a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz "onde está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato = morte) o teu aguilhão?" O verso 54, anterior, diz que a morte (inferno) perde a vitória e o aguilhão porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.
Pergunta: a)
 O que significa a palavra grega Tanato que também é traduzida em alguns versos erroneamente como inferno?
7) A quinta e última palavra é TÀRTAROS (lugar de trevas). Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em 2Pedro 2: 4. O próprio texto declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde moravam e sem ela neles uma vez que pecaram. Conforme diz o texto esse "inferno" também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em harmonia com Apocalipse 20: 9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando, somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo (a segunda morte). Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade... 
Perguntas:
 a) O que significa a palavra Tártaros? b) Em que único verso essa palavra aparece? b) O que diz o próprio texto de 2Pedro 2: 4? c) Demonstra isso que o Tártaro é um inferno de fogo eterno? d) Que prova nos demonstra Apocalipse 20: 9, 10, 14 de que não existe um inferno de tormento eterno? e) A palavra Tártaro tem algo a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade?
8) Surge então a pergunta: e o fogo eterno que diz Apocalipse 20 se formará depois do milênio com o fogo e enxofre que desce do céu? Sim. E logo após ocorrerá a segunda ressurreição, a dos mortos para a morte. A expressão eterno é "aion" (grego) que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando que é eterno sem fim ou que é eterno "enquanto dura" como disse certo poeta. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim ou eterno até que acabe. Em Apocalipse. 20:10 diz que serão atormentados pelos séculos dos séculos ("aion ton aion" em grego= para sempre, eternamente conforme algumas traduções). Mas esse "pelos séculos dos séculos é previamente explicado no verso anterior, o v. 9 que diz que o fogo que desceu "do céu os CONSUMIU", logo, serão atormentados eternamente até que toda a substância seja consumida, e seu resultado, a destruição, será eterna, pois o fumo, ou fumaça que disso resultar estará no espaço "para sempre", isto é, até que tudo que pode ser queimado, acabe. O afastamento eterno da luz e de Deus. 
Perguntas: a)
 Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10?
9) Mas, além do significado gramatical de "eterno" e da explicação de Apocalipse 20: 9, há muitas passagens declarando que o fogo que destrói os maus no juízo final é eterno até que consuma tudo e somente deixe as cinzas. Por exemplo, Judas 6, 7 diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (igual diz Pedro como já vimos) em "algemas ETERNAS" (aion) . Ora, as algemas eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença for decretada., assim, a algema é eterna somente até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos. 

Perguntas: a)
 O que outras passagens, além de Apocalipse 20: 9, declaram sobre o fogo eterno? b) O que Judas e Pedro dizem que comprova que o eterno somente é eterno até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos?
10) O verso 7 diz que o "exemplo do fogo eterno" é o da punição que caiu sobre Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão queimando até hoje? A Bíblia diz que não, veja Gênesis 19: 24-29. O apóstolo Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em "cinzas" (2Pedro 2: 6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente. Portanto, o fogo é eterno até consumir tudo o que é ímpio nesse planeta e Deus criar aqui um Novo céu e uma Nova Terra (a regeneração de tudo). Apocalipse 21:1, 5 diz que Deus, então, fará novas todas as coisas.
Pergunta: a) O que acontecerá com os ímpios e com as suas obras ímpias neste planeta?
11) Deus é amor, como deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, se queimando em dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira. Ele não prometeu isso, mas disse que o homem que pecasse, morreria. Se comesse da árvore da Ciência do Bem e do Mal morreria. Ou seja, seria destruído para sempre. Para finalizar a Bíblia diz que TODOS os ímpios se tornarão cinzas no dia do Senhor. (Malaquias 4:1-3) o que concorda plenamente com o dizer de Apocalipse 20: 9; 2Pedro 2: 6 entre outras passagens. E o próprio Satanás será consumido, o que concorda com Apocalipse 20: 9. Veja Ezequiel 28: 14-19.
Perguntas: a)
 O que não faria, Deus, por Ele ser amor?  b) O que prometeu Deus? c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor?
12) Mas, e a parábola do rico e Lázaro? (Lucas 16: 19-31). O nome do relato já diz é uma "parábola" onde não se vai para o céu, mas para o simbólico "seio Abraão", também não se trata de "almas" no fogo mas de corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a sede, fisiologia de corpo vivo que está sendo queimado, como ocorrerá no Juízo Final. Também deixa clara, a parábola que o mendigo morto e salvo foi levado "pelos anjos", o que somente ocorrerá no futuro, na volta de Jesus (Veja 1Tessalonicenses 4:13-17 entre outras passagens). E quanto a recompensa dos salvos (como no caso do mendigo da parábola) ou dos Perdidos (representado pelo rico da parábola) a mesma parábola declara que ambas as situações somente ocorrerão quando a chegar a ressurreição (primeira ou segunda), que é a única forma (como vimos na passagem anterior) de se voltar de entre os mortos seja para a vida, seja para a morte eterna. (verso 32 e João 5: 28, 29).
Perguntas: a)
 O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida?
13) Finalmente, o apóstolo Paulo ensina que mesmo os que morreram em Cristo não estão salvos a não ser quando ocorrer a primeira ressurreição no retorno à terra de nosso Mestre para o inicio de seu reino milenar (Apocalipse 20: 4, 5). Eles não vão para o céu ou um lugar de tormento ao morrerem. A ressurreição dos salvos somente ocorrerá na volta de Jesus para reinar durante o milênio, quando a terra será restaurada e então ocorrerá a segunda ressurreição (Apocalipse 20: 5), aquela para a morte. A Bíblia ensina que se não houver ressurreição "naquele dia", todos os que morreram em Cristo, mesmo eles, estarão perdidos. Leia 1Coríntios 15:16-18.
Perguntas: a)
 O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo?
14) Em Ezequiel 18: 23, 32 Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu tormento eterno. Perder a salvação, sofrer "conforme as suas obras" e receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a alguém. Sadismo é se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não se deleita nem mesmo no ato da morte quanto mais na contemplação eterna de alguém em infinitas agonias. Graças a Deus que sua Palavra nos informa: "não tenho prazer na morte do que morre" mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena máxima. 
Perguntas: a)
 O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima?

FONTE:


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Escola do Ministério

Associação Ministerial das Congregações da Igreja de Deus (7º dia) no Brasil

http://www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/images/afeear2.gif




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