Estudo 205
Leia: Ezequiel 18: 23, 32
Base Bíblica: Apocalipse 20: 9,10,14
Objetivo da lição: O estudante saberá
que não existe um inferno de fogo, de tormento eterno, para onde vão e irão os
maus, mas sim que os iníquos serão destruídos num lago de fogo e enxofre...
1) A “igreja mãe” e a
grande maioria de suas filhas crê em um inferno de fogo, de tormento eterno,
para onde vão as almas daqueles que foram maus, e que lá eternamente serão
atormentados pelo diabo... Mas será que essa é uma doutrina e ensino bíblico?
Para isso vamos examinar as Escrituras e ver o que realmente ela nos diz a esse
respeito.
Pergunta: a) Que doutrina pregam a igreja mãe e as suas filhas?
Pergunta: a) Que doutrina pregam a igreja mãe e as suas filhas?
2) A palavra inferno vem
do latim “inferii” e significa lugar inferior. A idéia de inferno como um lugar
de fogo para onde vão almas incorpóreas condenadas não se encontra nas
Escrituras, apesar de aplicações que se fazem de textos simbólicos e
parábolas.Também a palavra inferno não faz parte do texto original da Bíblia
como acontece com algumas outras palavras que estão na Palavra de Deus. A
palavra inferno foi colocada nas traduções em português para substituir cinco
outras palavras com significado completamente diferente do conceito religioso
popular de inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria
previamente e que o influenciou a colocar a palavra inferno nas traduções que
fez. Algumas Bíblias antigas trazem inferno em 1Coríntios 15: 55 mas algumas
modernas como a Almeida Atualizada trás "morte", que é o correto. O
mesmo ocorre em Apocalipse 20: 13 onde se lia "a morte e o inferno",
encontra-se agora, "a morte e o além", mas a palavra lá é hades
(grego) e significa "sepultura".
Perguntas: a) De que palavra do latim vem a palavra inferno? E o que significa? b) Apesar das aplicações que fazem, a idéia de um inferno de tormento é encontrada na Bíblia? c) A palavra inferno faz parte do texto original da Bíblia? d) Por que foi colocada a palavra inferno nas traduções da Bíblia em português? e) Qual a palavra que continha no original de 1Coríntios 15: 55 ao invés de inferno? f) E em apocalipse 20: 13? g) O que significa a palavra hades?
Perguntas: a) De que palavra do latim vem a palavra inferno? E o que significa? b) Apesar das aplicações que fazem, a idéia de um inferno de tormento é encontrada na Bíblia? c) A palavra inferno faz parte do texto original da Bíblia? d) Por que foi colocada a palavra inferno nas traduções da Bíblia em português? e) Qual a palavra que continha no original de 1Coríntios 15: 55 ao invés de inferno? f) E em apocalipse 20: 13? g) O que significa a palavra hades?
3) A doutrina do inferno
é de origem grega e romana e as pessoas são induzidas a crer nela pela formação
religiosa anterior que receberam além das falhas das traduções que geralmente
usam e fortalecem um pensamento antibíblico.
Perguntas: a) Qual a origem da doutrina do inferno? b) Por que as pessoas são induzidas a crer nessa falsa doutrina?
Perguntas: a) Qual a origem da doutrina do inferno? b) Por que as pessoas são induzidas a crer nessa falsa doutrina?
As cinco palavras que foram erroneamente
traduzidas por "inferno" são:
4) GEENA (hebraico) que é uma
forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família
proprietária da área), ou seja, vale dos filhos de Hinom. Essa palavra se
encontra nos evangelhos como em Mateus 5: 22, 29 e nada tem a ver com um
inferno de fogo eterno. Era um vale onde, no passado, se fazia sacrifícios
humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias
profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali
ficariam expostos (Jeremias 7: 31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a
ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo
para consumir os restos ali deixados, e utilizavam enxofre para manter o fogo aceso.
Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os
desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que
havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas
num fogo eterno.
Pergunta: a) O que significa a palavra hebraica geena? b) Essa palavra tem algo a ver com um inferno de fogo eterno? c) O que foi esse lugar no passado? d) Como era utilizado esse lugar no tempo de Jesus? e) O que Jesus usou como símbolo esse lugar?
Pergunta: a) O que significa a palavra hebraica geena? b) Essa palavra tem algo a ver com um inferno de fogo eterno? c) O que foi esse lugar no passado? d) Como era utilizado esse lugar no tempo de Jesus? e) O que Jesus usou como símbolo esse lugar?
5) HADES (grego) usada no NT
juntamente com Sheol (hebraico) usada no AT significam "sepultura, lugar
dos mortos, morada dos mortos". Entre outros textos esta palavra (hades)
encontra-se em Apocalipse 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o
lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo, o inferno = sepultura, é lançado no
lago de fogo onde é destruído (Apocalipse 20: 14) pois a sepultura é o símbolo
da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa
sepultura, sendo equivocadamente traduzida por "inferno". Em Jó 17:16
declara-se que os mortos ficam no pó e em Isaías 14: 9-11 se declara que o
inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver
com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apocalipse 20: 10 se diz que o próprio
Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma pouco antes do Juízo
Final, quando Deus derrama fogo do céu (após o milênio, Apocalipse 20: 9). No
verso 14 diz que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final
lago de fogo. Ao final explicaremos sobre o fogo ser "eterno".
Perguntas: a) O que significa a palavra grega “hades” que tem o mesmo significado da palavra hebraica Sheol utilizada no AT? b) Por que encontramos a palavra “hades” em vários textos e inclusive em Apocalipse 20: 13? c) Qual outra palavra, também é erroneamente traduzida por inferno? d) O que é dito sobre o diabo em Apocalipse 20: 10? E sobre o próprio inferno? e) O que iremos explicar no final?
6) TANATO (grego). Esta palavra
ocorre em vários lugares, mas é traduzida em 1Coríntios 15: 55 como inferno. Na
realidade a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno
tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz "onde
está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato = morte) o teu
aguilhão?" O verso 54, anterior, diz que a morte (inferno) perde a vitória
e o aguilhão porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com
um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.
Pergunta: a) O que significa a palavra grega Tanato que também é traduzida em alguns versos erroneamente como inferno?
Pergunta: a) O que significa a palavra grega Tanato que também é traduzida em alguns versos erroneamente como inferno?
7) A quinta e última
palavra é TÀRTAROS (lugar de trevas).
Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em 2Pedro 2: 4. O próprio texto
declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a
verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde
moravam e sem ela neles uma vez que pecaram. Conforme diz o texto esse "inferno"
também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em
harmonia com Apocalipse 20: 9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando,
somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do
Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo (a
segunda morte). Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno
tradicional pregado pela cristandade...
Perguntas: a) O que significa a palavra Tártaros? b) Em que único verso essa palavra aparece? b) O que diz o próprio texto de 2Pedro 2: 4? c) Demonstra isso que o Tártaro é um inferno de fogo eterno? d) Que prova nos demonstra Apocalipse 20: 9, 10, 14 de que não existe um inferno de tormento eterno? e) A palavra Tártaro tem algo a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade?
Perguntas: a) O que significa a palavra Tártaros? b) Em que único verso essa palavra aparece? b) O que diz o próprio texto de 2Pedro 2: 4? c) Demonstra isso que o Tártaro é um inferno de fogo eterno? d) Que prova nos demonstra Apocalipse 20: 9, 10, 14 de que não existe um inferno de tormento eterno? e) A palavra Tártaro tem algo a ver com o inferno tradicional pregado pela cristandade?
8) Surge então a
pergunta: e o fogo eterno que diz Apocalipse 20 se formará depois do milênio
com o fogo e enxofre que desce do céu? Sim. E logo após ocorrerá a segunda
ressurreição, a dos mortos para a morte. A expressão eterno é "aion"
(grego) que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando
que é eterno sem fim ou que é eterno "enquanto dura" como disse certo
poeta. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim
ou eterno até que acabe. Em Apocalipse. 20:10 diz que serão atormentados pelos
séculos dos séculos ("aion ton aion" em grego= para sempre,
eternamente conforme algumas traduções). Mas esse "pelos séculos dos
séculos é previamente explicado no verso anterior, o v. 9 que diz que o fogo
que desceu "do céu os CONSUMIU", logo, serão atormentados eternamente
até que toda a substância seja consumida, e seu resultado, a destruição, será
eterna, pois o fumo, ou fumaça que disso resultar estará no espaço "para
sempre", isto é, até que tudo que pode ser queimado, acabe. O afastamento
eterno da luz e de Deus.
Perguntas: a) Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10?
Perguntas: a) Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10?
9) Mas, além do
significado gramatical de "eterno" e da explicação de Apocalipse 20:
9, há muitas passagens declarando que o fogo que destrói os maus no juízo final
é eterno até que consuma tudo e somente deixe as cinzas. Por exemplo, Judas 6,
7 diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (igual diz
Pedro como já vimos) em "algemas ETERNAS" (aion) . Ora, as algemas
eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença
for decretada., assim, a algema é eterna somente até que se cumpra o objetivo e
sejam consumidos.
Perguntas: a) O que outras passagens, além de Apocalipse 20: 9, declaram sobre o fogo eterno? b) O que Judas e Pedro dizem que comprova que o eterno somente é eterno até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos?
10) O verso 7 diz que o
"exemplo do fogo eterno" é o da punição que caiu sobre Sodoma e
Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão
queimando até hoje? A Bíblia diz que não, veja Gênesis 19: 24-29. O apóstolo
Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em "cinzas" (2Pedro 2:
6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente. Portanto,
o fogo é eterno até consumir tudo o que é ímpio nesse planeta e Deus criar aqui
um Novo céu e uma Nova Terra (a regeneração de tudo). Apocalipse 21:1, 5 diz
que Deus, então, fará novas todas as coisas.
Pergunta: a) O que acontecerá com os ímpios e com as
suas obras ímpias neste planeta?
11) Deus é amor, como
deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, se queimando em
dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira. Ele não prometeu isso,
mas disse que o homem que pecasse, morreria. Se comesse da árvore da Ciência do
Bem e do Mal morreria. Ou seja, seria destruído para sempre. Para finalizar a
Bíblia diz que TODOS os ímpios se tornarão cinzas no dia do Senhor. (Malaquias
4:1-3) o que concorda plenamente com o dizer de Apocalipse 20: 9; 2Pedro 2: 6
entre outras passagens. E o próprio Satanás será consumido, o que concorda com
Apocalipse 20: 9. Veja Ezequiel 28: 14-19.
Perguntas: a) O que não faria, Deus, por Ele ser amor? b) O que prometeu Deus? c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor?
Perguntas: a) O que não faria, Deus, por Ele ser amor? b) O que prometeu Deus? c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor?
12) Mas, e a parábola do
rico e Lázaro? (Lucas 16: 19-31). O nome do relato já diz é uma
"parábola" onde não se vai para o céu, mas para o simbólico
"seio Abraão", também não se trata de "almas" no fogo mas
de corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a
sede, fisiologia de corpo vivo que está sendo queimado, como ocorrerá no Juízo
Final. Também deixa clara, a parábola que o mendigo morto e salvo foi levado
"pelos anjos", o que somente ocorrerá no futuro, na volta de Jesus
(Veja 1Tessalonicenses 4:13-17 entre outras passagens). E quanto a recompensa
dos salvos (como no caso do mendigo da parábola) ou dos Perdidos (representado
pelo rico da parábola) a mesma parábola declara que ambas as situações somente
ocorrerão quando a chegar a ressurreição (primeira ou segunda), que é a única
forma (como vimos na passagem anterior) de se voltar de entre os mortos seja
para a vida, seja para a morte eterna. (verso 32 e João 5: 28, 29).
Perguntas: a) O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida?
Perguntas: a) O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida?
13) Finalmente, o apóstolo
Paulo ensina que mesmo os que morreram em Cristo não estão salvos a não ser
quando ocorrer a primeira ressurreição no retorno à terra de nosso Mestre para
o inicio de seu reino milenar (Apocalipse 20: 4, 5). Eles não vão para o céu ou
um lugar de tormento ao morrerem. A ressurreição dos salvos somente ocorrerá na
volta de Jesus para reinar durante o milênio, quando a terra será restaurada e
então ocorrerá a segunda ressurreição (Apocalipse 20: 5), aquela para a morte.
A Bíblia ensina que se não houver ressurreição "naquele dia", todos
os que morreram em Cristo, mesmo eles, estarão perdidos. Leia 1Coríntios
15:16-18.
Perguntas: a) O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo?
Perguntas: a) O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo?
14) Em Ezequiel 18: 23, 32
Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu
tormento eterno. Perder a salvação, sofrer "conforme as suas obras" e
receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a
alguém. Sadismo é se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não se deleita
nem mesmo no ato da morte quanto mais na contemplação eterna de alguém em
infinitas agonias. Graças a Deus que sua Palavra nos informa: "não tenho
prazer na morte do que morre" mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena
máxima.
Perguntas: a) O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima?
Perguntas: a) O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima?
FONTE:
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Escola do Ministério
Associação Ministerial das Congregações da Igreja de Deus (7º dia) no Brasil
Escola do Ministério
Associação Ministerial das Congregações da Igreja de Deus (7º dia) no Brasil